Pedra Furada do Jalapão | Turismo Jalapão | Korubo Pedra Furada do Jalapão | Turismo Jalapão | Korubo

Pedra Furada do Jalapão

Sem categoria



Pedra Furada do Jalapão

Uma das principais belezas naturais do Jalapão é a Pedra Furada, que, na verdade, é um conjunto de rochas, formando um local lindo para visitação e apreciação da natureza do local.

Aqui vamos falar um pouco sobre a história da Pedra Furada do Jalapão, além de te ensinar como chegar lá e mostrar dicas, regras e outros pontos importantes sobre essa bela atração. Vamos lá!

A história da Pedra Furada

A história desse monumento tão famoso e procurado no Jalapão é muito interessante e antiga. Há milhões e milhões de anos, os ventos e as chuvas que faziam parte das condições climáticas da região foram, pouco a pouco, esculpindo grandes pedras com buracos em seu centro.

O resultado de todo esse processo erosivo foram pedras formadas por blocos de arenito, que se parecem muito com portais.

Como chegar?

A Pedra Furada está localizada no Jalapão, mais precisamente a 35 km de distância da cidade de Ponte Alta do Tocantins. Ela fica dentro de uma propriedade privada, mas o acesso é gratuito.

Para chegar à Pedra Furada, você pode utilizar o seu próprio carro, desde que ele seja 4×4. O local mais próximo para se ir de carro fica a cerca de 5 minutos da pedra. Desse ponto, você pode caminhar mais esses minutinhos em uma trilha para, então, encontrar a Pedra Furada do Jalapão.

Agora, se você quiser chegar ao topo da atração, terá que fazer outra trilha, desta vez de 10 minutos, utilizando tênis. Certamente o esforço vale muito a pena!

Curiosidades

O pôr do sol visto do topo da Pedra Furada, assim como outras belezas do Jalapão, ficou tão famoso que se tornou cenário de uma importante novela da Globo, chamada “O outro lado do paraíso”.

A apreciação do pôr do sol sempre é um momento contemplativo de silêncio e introspecção para que os animais que ficam na Pedra Furada não fiquem agitados.

Avisos sobre o local

Na região da Pedra Furada, costumam aparecer onças, de modo que é preciso sempre andar com atenção e evitar visitar o local sozinho. Nesse caso, o ideal é ir até a atração com a ajuda de uma agência de turismo, que fornece as melhores dicas de visitação e proporciona muito mais segurança.

Além disso, existem várias colmeias no topo da Pedra Furada do Jalapão. Então, quando você estiver no topo, não faça movimentos bruscos ou barulhos altos para que as abelhas não sejam um incômodo.

Regras de visitação

As regras para visitação são mais como orientações gerais para que o passeio seja o melhor possível. A primeira delas é a questão dos chinelos. Se você pretende ir ao topo da pedra, opte por colocar um calçado mais estruturado pois o terreno é muito irregular.

Outra regra é que você deve ter muito respeito com a fauna do local. Não chegue perto de onças, pássaros e colmeias. Dessa forma, você estará bem mais seguro.

Continue no nosso site e conheça mais sobre a proposta da Korubo e tudo o que a experiência no Jalapão pode te proporcionar!



TAGS





Os mais variados hotéis com algo em comum: a melhor experiência. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Rod. TO 245, Loteamento Ponte Alta 3ª Etapa Lote 09
CEP 77.593-000 Mateiros - TO
Telefone: (11) 4063-1502 ou Whatsapp (11) 98222-5028
E-mail: korubo@korubo.com.br


KORUBO - JALAPÃO © 2022. Todos os direitos reservados.
Criação ZWA