O Jalapão | Korubo Expedições - Jalapão - Tocantins

O Jalapão

Atrativos do Jalapão



O jalapão é cercado de cachoeiras, rios, montanhas, dunas e fervedouros (nascentes de águas cristalinas onde é impossível afundar devido à pressão), o Jalapão é o verdadeiro significado de paraíso que atrai a atenção de quem o conhece e visita.

Localizado no Tocantins, a aproximadamente 250 quilômetros da cidade de Palmas, o Jalapão se tornou um dos destinos de ecoturismo mais desejados no Brasil. O nome Jalapão provém da erva Jalapa-do-Brasil, abundante na região e que possui uso medicinal.

Esta região que inspirou a novela “O Outro Lado do Paraíso” se encontra em meio à vegetação semiárida, com uma diversidade de animais, plantas, serras, chapadas e formações rochosas. Diante a tantas riquezas naturais, foi criado o Parque Estadual do Jalapão, unidade de conservação de proteção da região, conforme a Lei nº 1.203, de 12 de janeiro de 2001.

Além do Parque Estadual do Jalapão, a região está inserida em outras unidades de preservação, como o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; Área de Preservação Ambiental Serra da Tabatinga; Área de Proteção Ambiental Jalapão. A região faz divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, sendo uma área que se estende por cerca de 11 mil quilômetros quadrados, e equivalente 158.885 hectares.

O clima do Jalapão é quente durante o ano inteiro, até mesmo no inverno. Durante o dia, a temperatura varia de 30 a 35ºC, já as noites de maio a agosto são mais frias, variando de 13 a 20ºC, dependendo da época do ano. Um dos diversos motivos pelo qual a região atrai o turismo, é por ser um lugar bom para se visitar durante todo o ano. A época de chuvas é a mesma igual a todo o Brasil, geralmente de dezembro a março; e logo após tem a época de seca em que é comum não ter nenhuma incidência de chuvas, indo de abril a novembro.

Os recursos hídricos da região do Jalapão estão inseridos na Bacia Hidrográfica Araguaia – Tocantins. Os rios mais conhecidos são: Novo, Sono, Balsas, Galhão, Prata, Soninho, Vermelho, Ponte Alta, Caracol.  O Rio Novo é um dos maiores rios de água potável no mundo e sua correnteza resulta na famosa Cachoeira da Velha, a maior do parque com 100 metros de largura e 15 de queda.

O Parque Estadual do Jalapão ainda conta com muitos outros atrativos naturais que impressionam pela sua beleza e preservação, conheça os principais:

Pacotes All Inclusive

24 horas com a natureza, em equilíbrio perfeito com conforto e segurança

Compre seu Pacote Agora




Os mais variados hotéis com algo em comum: a melhor experiência. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Rod. TO 245, Loteamento Ponte Alta 3ª Etapa Lote 09
CEP 77.593-000 Mateiros - TO

KORUBO © 2018. Todos os direitos reservados.