Dunas do Jalapão | Turismo Jalapão | Korubo Dunas do Jalapão | Turismo Jalapão | Korubo

Dunas do Jalapão

Atrativos do Jalapão



As dunas do Jalapão são um destino turístico de tirar o fôlego. Elas contam com uma história muito interessante e algumas curiosidades que deixam qualquer turista muito interessado em ir até lá! No parque onde estão situadas as dunas, também é possível encontrar fervedouros, cachoeiras e belíssimas paisagens, tornando a visita ainda melhor.

Veja agora todas as informações que você precisa saber para chegar às dunas do Jalapão!

 

História das dunas

Elas foram criadas por meio da erosão das serras da região, as quais eram rochosas e, com o tempo, se transformaram em dunas. Essa erosão ocorre por meio da chuva, do clima quente e outros fatores naturais. Depois da deterioração das rochas por conta desses fatores, o vento se encarregou de fazer com que a “areia” ficasse no formato das dunas.

 

Acesso ao local

Para visitar as dunas, é preciso ir até o Parque Estadual do Jalapão. A única forma de chegar até lá é via terrestre. Saindo de Palmas, é possível ir até a cidade de Ponte Alta do Tocantins e pegar uma estrada de areia que leva até lá. As dunas estão localizadas bem no centro do parque e, com a ajuda de uma agência de viagens, é muito fácil alcançá-las.

 

Curiosidades 

Antes das dunas serem formadas por meio da erosão, havia um oceano ali. Essa curiosidade pode ser notada por conta dos lagos que ficam dispostos ao longo do mar de areia das dunas. Eles são como oásis no meio do deserto de areia das dunas do Jalapão.

Outra curiosidade do local é que ele é muito visitado por artistas. Esse público gosta especialmente das dunas e das cachoeiras presentes no Parque Estadual do Jalapão. Com isso, a região tem ganhado cada vez mais visibilidade ao longo do tempo.

 

Regras de visitação

Hoje em dia, como forma de manter a segurança dos visitantes, é proibido escorregar, pular e até mesmo descer das dunas. Assim, os turistas ficam seguros quanto a deslizamentos de maior proporção e podem curtir o passeio com mais tranquilidade. 

Além disso, ao chegar às dunas, é permitido apenas andar dentro de uma área demarcada. Isso evita que o local perca a sua natureza de preservação. Para subir nas dunas, também não é possível que seja pelo paredão de areia, mas, sim, seguir por um caminho lateral.

 

Principais dicas

Ao chegar às dunas do Jalapão, o mais indicado é passear por lá com a presença de um guia, já que o local é amplo e demanda certo conhecimento por parte de, pelo menos, uma pessoa para que ninguém se perca por lá. 

Outra dica interessante é utilizar protetor solar para ir ao local e, se possível, um chapéu, para se proteger ainda mais do sol. O uso de chinelos ou sandálias é praticamente essencial, já que é muito difícil andar de pés descalços pelas dunas.

Gostou de saber mais sobre as dunas do Jalapão? Então continue no site da Korubo para saber mais sobre os nossos pacotes e tudo que essa viagem pode lhe proporcionar!

Pacotes All Inclusive

24 horas com a natureza, em equilíbrio perfeito com conforto e segurança

Compre seu Pacote Agora


TAGS





Os mais variados hotéis com algo em comum: a melhor experiência. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Rod. TO 245, Loteamento Ponte Alta 3ª Etapa Lote 09
CEP 77.593-000 Mateiros - TO
Telefone: (11) 4063-1502 ou Whatsapp (11) 98222-5028
E-mail: korubo@korubo.com.br


KORUBO - JALAPÃO © 2022. Todos os direitos reservados.
Criação ZWA